• Seg - Sex: 8:00 - 18:00
Registro de Produtos

Como regular estimulador muscular na Anvisa?

Você sabe como regular o estimulador muscular na Anvisa?

O estimulador muscular é um produto para saúde muito procurado por atletas que querem complementar seu treino e para as pessoas que não gostam de ir na academia o estimulador é uma alternativa para fazer treinos em casa e tonificar os músculos.

Para garantir a segurança dessas pessoas, o estimulador muscular requer a aprovação da regulação pela Anvisa, órgão responsável pela regulação de produtos para saúde no Brasil.

Leia mais a seguir e saiba como regular o estimulador muscular na Anvisa.

O que é o estimulador muscular?

Quando falamos em exercício físico, lidamos com um público que gosta e treina frequentemente e outro tipo de público que para fazer a prática diária lida com muitas questões como preguiça, falta de interesse e acaba nem fazendo.

Pensando neste segundo exemplo de público, o estimulador muscular fez muito sucesso fora do Brasil até chegar ao mercado brasileiro. Mas ele foi além, não somente as pessoas que não fazem exercício se interessaram por ele, mas também atletas, que utilizam esse tipo de produto para complementar o treino.

O estimulador muscular é um aparelho tonificador de músculo, que tem como objetivo trabalhar uma determinada região do corpo através da estimulação elétrica que estimula o músculo através de eletrodos fixados com o auxílio de um gel na superfície da pele.

Através dos pulsos elétricos o aparelho queima a gordura. O estimulador muscular pode ser utilizado a qualquer momento, para a tonificação muscular, além disso ele é considerado como uma prática de atividade física.

Nesse sentido, o estimulador muscular é um aparelho que deve ser regulamentado pela Anvisa antes de chegar ao mercado, visando que o mesmo não seja responsável por alterar fatores como a pressão arterial e a frequência cardíaca, descartando qualquer tipo de risco à saúde das pessoas que vão utilizar esse produto.

Como é feito a regulação do estimulador muscular na Anvisa?

Como é feito a regulação do estimulador muscular na Anvisa?

A Anvisa é o órgão regulador de produtos para saúde, como o estimulador muscular. O fabricante ou importador do produto deve primeiramente ter sua empresa registrada assim como obter a Licença de Funcionamento e a AFE (Autorização de Funcionamento Empresa), antes de regular o estimulador muscular.

Você pode saber mais sobre como registrar a sua empresa na Anvisa em nosso blog post: Como registrar sua empresa na Anvisa.

Para fazer o registro do estimulador muscular na Anvisa, o fabricante ou importador precisa fornecer todas as informações do produto. Neste caso, o produto se encaixa na classificação de risco I, ou seja, ele é um tipo de produto considerado de pouco risco. Por isso, segundo a Anvisa, ele requer a notificação aprovada para ser comercializado.

Os produtos classificados como classe de risco I pela Anvisa são produtos que possuem características que precisam da comprovação de fatores como segurança, cuidados, restrições, eficácia, modo de usar, além da certificação do Inmetro que é realizada antes da notificação do produto na Anvisa.

Do mesmo modo, o estimulador muscular é um tipo de produto que requer uma regulação mais simples devido ao seu grau de risco. Porém vale lembrar que é necessário a sua regulação aprovada na Anvisa para qualquer tipo de atividade relacionada a utilização ou comercialização.

Como regular o estimulador muscular com segurança e agilidade?

 Como regular o estimulador muscular com segurança e agilidade?

Agora que você já sabe como regular o estimulador na Anvisa, você pode contar com os nossos especialistas para te ajudar em todo o processo. Atualmente, muitas empresas optam por fazer todo o processo sozinha e no final acaba arcando com prejuízos desnecessários de tempo e dinheiro.

A Licempre, conta com profissionais experientes no qual temos o objetivo de trazer menos burocracia, maior economia de tempo, dinheiro e dor de cabeça. A aprovação de um processo na Anvisa faz com que a sua empresa ofereça mais credibilidade e segurança para os seus consumidores.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos regulatórios? Acesso o nosso blog ou se preferir receber o contato de um de nossos especialistas fale conosco, que em breve retornamos a sua dúvida.