• Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Certificação de Componentes Automotivos – INMETRO

Os produtos automotivos nacionais ou importados somente podem ser comercializados no mercado nacional brasileiro após realizada a sua certificação/ validação da conformidade por um OCP (Organismo de Certificação de Produtos) acreditado e serem devidamente registrados no sistema Orquestra do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia) do qual é o órgão brasileiro competente pela regulação do produto em território nacional.

A certificação compulsória para produtos automotivos foi criada para garantir que os mesmos somente sejam comercializados em âmbito nacional com a sua conformidade e qualidade atestada por um organismo de certificação acreditado, complementado pelo reconhecimento da validação da certificação pelo INMETRO, garantindo que o produto a ser utilizado pelo consumidor contempla um alto nível de qualidade, apresentando cumprimento aos requisitos mínimos de segurança e desempenho determinados pelo INMETRO conforme seus regulamentos.

Já conhece o processo de Certificação de Componentes Automotivos e deseja realizar contato com a Licempre?

certificacao de componentes automotivos inmetro
imagem lateral topo da pagina 1
certificacao de amortecedores e suspensao

Quais são os produtos automotivos de certificação compulsória?

  • Componentes da Suspensão: Amortecedores da suspensão;
  • Componentes do Motor: Pistões de liga leve de alumínio, pinos de pistão, anéis de trava (retenção), Anéis de pistão e bronzinas planas;
  • Componentes da Direção: Terminais da direção, terminais axiais, barras da direção e barras da ligação;
  • Componentes do Freio: Pastilhas e lonas de freio;
  • Demais Produtos: Bombas elétrica de combustível para motores ciclo otto, buzinas utilizadas em veículos rodoviários automotores, lâmpadas automotivas, baterias automotivas, pneus automotivos, rodas automotivas, fluído de freio e vidros automotivos;

O que é o INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO é a agência regulatória brasileira responsável por garantir a qualidade, segurança e confiabilidade de produtos, de acordo com as regulações locais.

o que e a certificacao de componentes automotivos inmetro
certificacao bronzina inmetro
imagem Quais são os produtos automotivos de certificação compulsória  1
rodas automotivas
certificacao para pneus
vidros automotivos

Como é realizada a certificação INMETRO para os componentes automotivos?

A certificação para produtos automotivos no Brasil é realizada conforme os requisitos das Portarias: INMETRO número 301, de 21 de julho de 2011 (componentes automotivos), número 445, de 19 de novembro de 2010 (rodas automotivas), número 544, de 25 de outubro de 2012 (pneus automotivos), número 78, de 03 de fevereiro de 2011 (fluido de freio),  número 41, de 19 de janeiro de 2018 (vidros automotivos) e se baseia nas seguintes etapas:

Etapa 1 – Definição da LICEMPRE como representante legal da Certificação.
Esta é a etapa mais importante do processo de certificação. O representante legal é a empresa responsável pela certificação e o produto no Brasil, este requisito é obrigatório conforme definido pelo INMETRO para a realização da certificação.

Etapa 2 – Definição do Organismo de Certificação de Produtos.
Após a definição do representante legal deve-se escolher o organismo de certificação de produtos do qual será responsável pela realização do processo de certificação. Este organismo deve ser acreditado pelo INMETRO para realização de produtos automotivos.

Etapa 3 – Realizando o processo de certificação.
O processo baseia-se na realização das seguintes atividades: auditoria na empresa fabricante, auditoria na empresa representante legal, seleção de amostras para testes, definição do laboratório de ensaios e realização dos ensaios definidos pelo INMETRO. Após realizadas estas atividades será emitido um certificado de conformidade pelo organismo de certificação ao representante legal para a emissão do registro no sistema Orquestra do INMETRO.

Etapa 4 – Emissão do registro INMETRO.
Com o certificado em mãos o representante legal irá realizar a solicitação do registro do produto ao INMETRO e após sua emissão o produto estará liberado para ser importado e comercializado no Brasil.

certificacao de aneis de pistao
certificacao de lampadas para veiculos automotivos

Como a Licempre ajuda a sua empresa?

Buscando reduzir os custos, muitos empresários tentam fazer todo o processo sozinho gerando muitos problemas e desconforto. Pensando nisso, a Licempre é uma empresa especialista em assuntos regulatórios e cuida de todo o processo junto ao INMETRO, reduzindo tempo e aumentando a eficiência do processo. A Licempre vai assessorar sua empresa no tempo do certificado do produto, que tem validade por lei de 4 anos.

Para a empresa nacional a Licempre vai te assessorar na certificação da empresa e dos produtos junto ao INMETRO. Após a aprovação dos produtos orientamos no cadastro de todas as informações dentro do sistema Orquestra do INMETRO e o acompanhará até a aprovação do registro, evitando assim possíveis erros e problema na identificação das peças fabricadas.

No caso da empresa internacional, a Licempre oferece o serviço de Representação Legal (RL) no Brasil. A empresa já está licenciada e aprovada junto ao órgão para receber os registros dos produtos dos fabricantes que queiram comercializar seus produtos no Brasil e não quer ter a sua sede aqui, economizando assim tempo e dinheiro em todo o processo.

certificacao de farol para veiculos
certificacao de bronzina tensionador

Para ter mais informações sobre os nossos serviços de regulação de empresas e produtos e solicitar um orçamento.