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Registro de Produtos

Como registrar bisturi na Anvisa?

O bisturi é um equipamento médico utilizado em muitos procedimentos cirúrgicos. Por se tratar de um instrumento utilizado em cirurgias, considera-se a obrigatoriedade do seu registro na Anvisa obedecendo todos os procedimentos e regulamentações.

Neste blog você vai saber como registrar bisturi na Anvisa, e como a Licempre pode te ajudar a tornar o processo menos burocrático e mais seguro.

 

O que é o bisturi?

O que é o bisturi

Primeiramente vamos entender o que é o bisturi. 

O bisturi é um instrumento de corte, composto por uma lâmina fiada onde é utilizado por médicos em procedimentos cirúrgicos. O tipo de suporte e de lâmina pode variar de acordo com a função de cada instrumento. 

Por se tratar de um equipamento de corte, ele é considerado pela Anvisa um produto para saúde, classe de risco III, ou seja, o seu registro o seu registro é obrigatório.  

 

Por que devo registrar o bisturi na Anvisa?

Por que devo registrar o bisturi na Anvisa

O instrumento como falado anteriormente pode causar danos à saúde, principalmente por fazer parte de operações cirúrgicas. Dessa forma, o instrumento só pode chegar ao mercado depois que ele foi aprovado na Anvisa e feito o seu cadastro seguindo todas as etapas da regulamentação. 

Não se pode comercializar nenhum bisturi que não esteja aprovado na Anvisa. Isso porque o órgão regulador é uma garantia de qualidade do instrumento e segurança. Tanto para quem vai utilizar como para o paciente que estará sujeito a operação. 

Como registrar bisturi na Anvisa?

Como registrar bisturi na Anvisa

Por se tratar de um instrumento que possui uma lâmina de corte, o bisturi é considerado um equipamento médico de risco. Isso significa que os testes, as informações, os laudos técnicos da Anvisa são mais complexos e isso pode gerar mais burocracia na hora de registrar o produto. Ele precisa passar por todos os testes e laudos técnicos até ser aprovado.

O processo para cadastrar o bisturi na Anvisa é composto pela entrega de todas as informações, laudos, dossiê, imagens, embalagens, entre outras, e após análise da Anvisa e aprovação do produto com o seu número de controle, o produto está apto a ser comercializado e utilizado. 

Para saber mais sobre o registro de produtos hospitalares você pode acessar o nosso blog post: 5 etapas para a regularização de produtos hospitalares

Por que contratar uma assessoria em assuntos regulatórios?

Por que contratar uma assessoria em assuntos regulatórios

Seja nesse caso mais complexo ou em casos de certificações mais simples de produtos a assessoria e consultoria em assuntos regulatórios possibilita que o seu processo seja feito com mais tranquilidade, menos burocracia, mais segurança e agilidade. 

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