• Seg - Sex: 8:00 - 18:00
Registro de Produtos

Como registrar fios de sustentação na Anvisa?

Os fios de sustentação são considerados produtos para saúde e precisam de registro na Anvisa para que possam ser comercializados e utilizados pelos profissionais da saúde.  

Este tipo de produto é utilizado como fim estético para o combate do envelhecimento, sendo um aliado na correção da flacidez e estimulante produtor de colágeno em áreas do corpo, geralmente no rosto onde ele é inserido através de fios de sustentação.   

Neste blog post você irá saber mais sobre os fios de sustentação e como é feito registro na Anvisa para que ele possa ser comercializado.  

 

O que são os fios de sustentação?

Os fios de sustentação são filamentos com pequenos cones que através de um processo de fixação entre a pele e o tecido cutâneo fazem instantaneamente o processo de lifting na área desejada.   

O lifting tem como objetivo amenizar a flacidez da pele, e esse procedimento é muito utilizado para amenizar o envelhecimento fácil.  

Estamos em uma era em que o avanço dos métodos estéticos, o padrão de beleza mais exigente faz com que mais e mais pessoas procurem os procedimentos para combaterem a flacidez e retardar a velhice.   

Os fios de sustentação são constituídos por substâncias que tem como objetivo estimular a produção de colágeno que também retardam o envelhecimento e por isso esse procedimento tem alta procura.   

Considerado um processo estético invasivo, é preciso que o médico profissional tenha em mãos produtos com qualidade, seguros, testados pela Anvisa, afim de assegurar a saúde e segurança do paciente.   

O procedimento é recomendável para pessoas que apresentam algum grau de flacidez ou de forma preventiva a fim de amenizar os indícios de flacidez a fim de promover um efeito de aparência mais jovem. 

 

Os fios de sustentação precisam de registro na Anvisa?

os-fios-de-sustentacao-precisam-de-registro-na-anvisaAs cirurgias plásticas são procedimentos considerados invasivos, e por isso deve-se atentar a segurança dos produtos utilizados.  

Os fios de sustentação são colocados no rosto do paciente através de pequenos furos, em um procedimento que pode ser realizado no consultório do médico com anestesia local, considerando esse, um procedimento estético simples e rápido de se fazer. Porém, todo procedimento tem um risco e o profissional deve-se atentar a isso para garantir a segurança do paciente.  

Como já falamos, por ser um tratamento invasivo, os fios de sustentação são classificados como produtos para saúde de risco III, de acordo com a classificação da Anvisa. Dessa forma, é preciso seguir todos os procedimentos do processo como o levantamento das informações do fabricante, do produto, testes, avaliações feitas por técnicos, entre outros.    

É importante que o fabricante esteja atento aos procedimentos de regularização da empresa com a certificação BPF e do produto, visto que somente após registro aprovado na Anvisa é feito a comercialização.    

 

Como avaliar a segurança dos fios de sustentação?

como-avaliar-a-seguranca-dos-fios-de-sustentaçãoOs fios de sustentação são produtos que podem trazem risco para o paciente se não forem registrados pela Anvisa.  

O registro é o processo que indica se o produto atente a todas as normas de segurança, testes e avaliações do órgão regulador.   

A Anvisa tem como objetivo chegar se o produto pode ser consumido com total segurança sem riscos para o paciente. Por isso, é imprescindível que o produto seja registrado e somente após aprovado pela Anvisa ele pode ser comercializado.  

 

Como registrar os fios de sustentação na Anvisa?

Os produtos para saúde de risco III, são produtos considerados pelo órgão regulador de maior risco para o paciente. Nesse caso, os fios de sustentação são inseridos na pele do paciente e por isso precisam oferecer maior segurança.   

Dessa forma, produtos como este exigem uma maior burocracia e maior exigência para a aprovação na Anvisa.   

Licempre, empresa especializada em produtos regulatórios auxilia de forma ágil e segura em todo o processo para que você tenha menos burocracia e maior segurança na aprovação do seu registro.